sexta-feira, setembro 21, 2012

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros não tem acesso a internet

Notebook com bandeira do brasil


Um novo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, mostra que mais da metade dos brasileiros ainda não tem acesso a internet. Em 2011, 77,7 milhões de pessoas com 10 anos de idade ou mais afirmaram ter acessado a rede mundial de computadores nos últimos três meses em nosso país. As informações são da Agência Estado.

sse número de pessoas corresponde a 46,5% da população brasileira com 10 anos ou mais, e aponta um aumento de 4,9 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2009.

 
Ainda segundo a pesquisa, mesmo com muitas pessoas excluídas, o país apresentou um aumento de 14,7%  entre os indivíduos que têm acesso a internet, 9,9 milhões de pessoas a mais do que em 2009. No quesito de acesso a rede nas regiões do Brasil, até 2009, nenhuma das regiões possuía mais da metade de sua população conectada, realidade esta que mudou em 2011, com as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste contabilizando cada uma mais de 50% dos seus habitantes com acesso a internet.

                                      Pessoa usando PC
Entre as faixas etárias da população que mais acessam a internet estão os brasileiros entre 15 e 17 anos, com 74,1%, e entre 18 e 19 anos, com 71,8%. As pessoas que menos navegam na internet são as que possuem 40 anos ou mais, contabilizando 39,1%, e as com 50 anos ou mais, com 18,4%.
No último ano, apenas 26,3 milhões de domicílios possuíam um computador, o equivalente a 42,9% do total. Quando o assunto é conexão a internet nas residências, esse número cai para 22,4 milhões dos 61,2 milhões de lares no Brasil.

E ainda entre os bens duráveis, a PNAD registrou que o número de residências com telefones móveis aumentou em 26,6% e as casas com máquinas de lavar apresentaram crescimento de 20,3%, chegando a mais da metade das residências brasileiras.

Em contrapartida, o acesso dos brasileiros aos serviços públicos apresentou estagnação. Para se ter ideia, em 2009, a rede de abastecimento de água chegava a 84,2% das casas e em 2011, esse número saltou para 84,6%. A coleta de lixo ficou com 88,8% e a rede coletora de esgotos chega a 62,6% dos lares.



Latino fala sobre nova polêmica de plágio: 'Achismo é um problema'


O cantor foi um dos convidados do ensaio do bloco da Preta Gil, na madrugada desta sexta-feira, 21.


                                    Latino em bastidores de show no Rio (Foto: Isac Luz/ EGO)

Latino não está nem aí para as críticas que andam fazendo a sua nova canção, "Despedida de solteiro". Após ser acusado por internautas de plagiar a música "Gangnam Style", de Psy, o cantor negou que tenha feito algo de errado.
"Tem muita gente leiga no assunto que não entende muito bem o que é plágio. Vou dar dois exemplos para explicar melhor. A situação do Jorge Ben e do Rod Stewart é plágio porque o Rod pegou a melodia de 'Taj Mahal', colocou outra letra e não pediu autorização. Fazer uma nova versão de uma música é diferente do plágio, como é o caso do Gilberto Gil que fez uma versão de 'No Woman, No Cry'. Sandy e Júnior fizeram um monte de versão aqui no Brasil e ninguém nunca falou nada. Isso é normal. Quando eu licencio alguma canção, não ganho nada. Quem lucra é o autor e a editora. O que estou fazendo não é nada demais. Achismo é um problema sério no Brasil. Todo ano eu explico a mesma coisa. Quando lanço alguma versão, eu já corri atrás do autor e já pedi autorização da editora. Sou um grande idealizador de músicas, busco referências exteriores e me inspiro em bons trabalhos para lançar minhas canções", declarou ele durante o ensaio do bloco da Preta Gil, que aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 21, no Barra Music, na Zona Oeste do Rio.
O cantor também afirmou que não deixou o Twitter por conta da polêmica: "Não saí por causa disso. Acho que as pessoas fazem muita exposição de sua vida e sempre tem alguém te criticando. Resolvi dar um tempo, mas devo voltar daqui a um mês". Sobre a quantidade de gente que não curtiu sua música nova, ele brincou: "Não curtir as coisas virou moda. Com outras canções minhas também foi assim e depois elas estouraram. Aos poucos, eu percebi que tudo que é rejeitado e pisoteado é porque é sucesso. Quando vi que 'Despedida de solteiro' já estava na boca da minha empregada e da minha filha de 15 anos, vi que eu estava indo pelo caminho certo".
Preta Gil, amiga há mais de 15 anos de Latino, saiu em defesa do cantor: "Isso é tão louco. Tem um monte de gente que faz clipe e é acusado de plágio. Até a Beyoncé já foi. Acho que existe a referência e acredito muito mais na coisa da inspiração do que da cópia. Acredito que ele esteja trazendo coisas que estão fazendo sucesso no mundo e se a música for apenas uma versão, isso é natural e muito legal".
Latino grava o clipe oficial da música "Despedida de solteiro" no dia 29 de setembro na boate P12, em Florianópolis.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More